terça-feira, 7 de abril de 2009

Heráclito e seus pensamentos polêmicos!

Heráclito, após perceber as mudanças que ocorriam na phisys (natureza), resolveu questioná-las e chegou uma conclusão, a qual correspondia ao seu principal ou mais famoso pensamento: "Tudo flui (panta rei), nada persiste, nem permanece o mesmo”, ou seja, ele parte do princípio em que tudo é movimento, tudo muda, nada permanece o mesmo, ele ainda exemplifica comparando sua filosofia com um rio de águas correntes, no qual você nunca poderá banhar-se nas mesmas águas duas vezes, pois elas estão mudando constantemente...
Ele chama essa realidade de “guerra entre opostos”, Tal guerra é que permite a harmonia e mesmo a paz, já que assim é possível que os contrários possam existir: "A doença faz da saúde algo agradável e bom", ou seja, se não houvesse a doença, não haveria porque valorizar-se a saúde, por exemplo.Como se as duas(saúde e doença), fossem as mesmas, mas em versões diferentes.
Ele também definiu um princípio para todas as coias:o fogo, Para ele, "todas as coisas são uma troca do fogo, e o fogo, uma troca de todas as coisas, assim como o ouro é uma troca de todas as mercadorias e todas as mercadorias são uma troca do ouro", ou seja, todas as coisas transformam-se em fogo, e o fogo transforma-se em todas as coisas.
Para ele, tudo se originava da rarefação do fogo. O cosmos é um só e nasce do fogo e de novo é pelo fogo consumido, em períodos determinados, em ciclos que se repetem pela eternidade.
Heráclito considerava as diversas divindades da mitologia grega, que eram adoradas pelos homens de seu tempo, como sendo apenas fogo misturado a diferentes tipos de incensos.
Terminamos esse texeto com uma das frases mais ilustres de Heráclito:
Nada existe de permanente a não ser a mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário